Cair na realidade.

A inocência de viver as coisas como se elas mais tarde não tivessem peso na nossa consciência, em cada passo que damos, a cada decisão que temos de tomar...
O futuro está longe, não há razões para me preocupar - Pensava eu constantemente. 
Algo estava errado. Algo fazia com que eu não fosse eu... 
Escolhi métodos fáceis para conquistar fosse o que fosse. Deixei-me consumir pela minha própria ilusão. Vivia numa mentira que eu própria criei. 
Fingia que era feliz, fingia que estava tudo bem. 
Na minha cabeça eu vivia num corpo que não era meu, vivia uma vida que não correspondia à que eu idealizava. 
Vivi complexada. Tinha medo dos espelhos, porque eles mostravam-me uma realidade crua. Eu recusava-me a ver o que eu mais queria esconder - Afinal, eu era aquela pessoa. 
Começaram os ataques de ansiedade e o medo. 
Pronto.
Entrei num ponto sem retorno. A partir daqui é viver a vida com medo que descubram a minha realidade. - Pensava eu... novamente. 
Caí na minha própria ratoeira, fui a minha própria vitima. 
Não existia amor próprio, quanto mais amor ao próximo... 
Havia alturas em que me questionava: Porquê eu? 
Os ataques de ansiedade tornaram-se parte do dia-a-dia. Era um novo hóspede. 
Nunca esperei a compreensão de ninguém. Nunca esperei que mais tarde fosse perdoada pelas minhas escolhas pouco inteligentes. - As escolhas de alguém que não estava bem.
A pessoa em quem mais confiava, a pessoa que eu considerava o meu pilar, deixou de me ajudar. Desistiu. Era a minha melhor amiga. - Pensava eu que era. Afinal, não estava lá para tudo, como era suposto. Se calhar esteve e eu não vi. Estava demasiado ocupada com um eu que não existia. Não a vou culpar. Não somos obrigados a estender a mão, quando não faz sentido. 
Bem...  A partir daqui é sempre a descer, não é? 
A máscara caiu.  Agora resto só eu e a verdade que eu escondia.
Tive saudades das pessoas que magoei, queria ter ganho a coragem de lhes explicar. 
Ansiedade, solidão, silêncio... Durante semanas. 
A partir daqui era escolher: Ou vivia como um vegetal ou começava a aprender a fazer tudo de novo. 
Foi como deixar de andar... Tinha de dar um passo de cada vez, sabendo que os primeiros nunca iam ser certos.  
Pedi ajuda. Desta vez não foi a nenhum amigo que fingia estar presente mas que só passava a mão pelo ombro a dizer que tudo iria ficar bem. Tudo o quê? - Pensava eu. 
Procurei ajuda sozinha. Primeiro o psicólogo, depois o psiquiatra. Não esperei que esta bola de neve gigante um dia caísse sobre mim e acabasse com a minha vida. 
Tudo isto porque vivia complexada com o corpo que eu tinha. Vivi tudo isto, pelo simples facto de não gostar de mim. 
Existe tratamento para isso? Existe. 
Comecei a lidar com o que eu mais evitava: Os espelhos. Comecei a observar-me. 
Como é que um corpo consegue dominar a nossa mente ao ponto de nos tornar doentes por algo que não existe e faz-nos recorrer a métodos fáceis e pouco ortodoxos? 
Foram dois longos anos a aprender a caminhar novamente... 
Limpei as lágrimas e prometi a mim mesma que nunca mais me iria deixar derrubar ou que me derrubassem. 
Comecei a pratica desporto, comecei a ler sobre alimentação saudável, comecei a trabalhar, a conhecer pessoas novas. E o mais importante: Comecei a respirar.
Comecei a conquistar aquilo eu nunca tinha conquistado. 
Como é que foi possível? Aprendi a gostar de mim, do meu corpo e hoje adoro tudo o que vejo.
Cliché? Talvez. Nas mentes vazias tudo soa a cliché. 
Para mim soa a novas oportunidades. 
Comecei a viajar sozinha e a adorar a minha própria companhia. 
E hoje eu respiro de alivio... Hoje eu sou grata a mim mesma. 
Nada me tira a motivação que eu ganhei, nada me tira a coragem de partilhar a minha pequena vitória. 
Não quero de volta nada daquele passado. Mas não o esqueço. 
A estupidez de viver o presente a achar que o passado não existiu, faz com que o futuro seja irrelevante. 

Decidi partilhar, ainda que seja da minha vida privada, porque sei que existe muita gente que infelizmente passa pelo mesmo ou por algo semelhante. E eu quero deixar bem explicito e vincado: Há solução. 

Tu não és inferior por pedires ajuda. Muito pelo contrário. 
As segundas oportunidades existem. Eu dei-me a mim própria e não podia viver mais feliz com isso. 



17 comentários:

  1. Obrigada por partilhares connosco um bocadinho mais de ti! 🙏🏽❤️ muito bom! ✨✨ és uma pessoa maravilhosa

    ResponderEliminar
  2. É incrível como as palavras nos tocam. Desculpa não ter mais nenhuma palavra para ti, agora, senão Obrigada. Obrigada por me teres tocado. Ainda que isso possa parecer estranho. um mega beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu sigo o teu trabalho há relativamente pouco tempo, mas desde que comecei a ver os teus snaps que vi a mulher lutadora e cheia de garra que és! :) Parabéns pela pessoa fantástica que és, o teu texto reflecte exactamente isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fico muito contente de ter conhecido alguém como tu, és genuina e honesta e este post veio relevar isso mesmo que já sabia! A sério faço-te uma vénia por teres partilhado isto tão pessoal e por teres de certeza ajudado muita gente que passa pelo mesmo!És linda miga!! Beijinhos grandes meus e da luis ❤❤

    ResponderEliminar
  5. E ainda bem que decidiste partilhar, só tenho que te agradecer Daniela!

    ResponderEliminar
  6. Não estás sozinha, nunca te esqueças disso! És incrível!

    Beijocas, #teamsnap
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  7. Coragem minha querida, parece ter sido uma altura horrível, mas o importante é que levantaste a cabeça :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  8. Lindo texto. Existem cada vez mais pessoas com ansiedade, infelizmente. Fico feliz por conseguires ultrapassar este momento mais complicado e fico ainda mais feliz, por teres conseguido construir amor próprio! Que este texto seja motivador e sirva de exemplo, para todos aqueles que estão a passar pelo mesmo!

    ResponderEliminar
  9. As escolhas fáceis só o são por meros segundos, escolher o certo dá trabalho é doloroso mas a recompensa tem mais sabor.
    Apesar de há meia só te seguir no snap à meia dúzia de dias, acho que não poderia ter escolhido melhor altura, pois poderia ter perdido este texto magnifico que faz tudo o resto fazer mais sentido..
    Vivemos na época do julgar pela capa e nem sequer já se dão ao trabalho de virar o livro para ver sobre que será a história... Mas felizmente ainda há quem goste de ler um bom livro e ver que realmente a capa é o que menos importa, e neste mundinho cybernauta eu acredito que há bons livros... Tu estás a revelar-te um deles.

    ResponderEliminar
  10. Olá Daniela. UAU é tudo o que consigo dizer. Com este post e com os teus snaps percebi a mulher forte e fantástica que és! Obrigada por tudo e muita força para o futuro. Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Tenho imenso orgulho em ti. Obrigada por teres partilhado isto connosco, eu precisava. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  12. Orgulho em ti ... És uma menina que tem td para ser feliz!agarra o mundo,agarra a vida.... Sê feliz linda ;)

    ResponderEliminar
  13. É fácil cairmos num buraco escuro quando não gostamos de nós próprias.
    Nunca cheguei a um ponto tão grave como aquele que viveste, mas confesso que, por vezes, sinto uma ansiedade enorme em certas situações, tudo devido às minhas inseguranças. Gostarmos de nós próprias é um processo diário e, felizmente, já evolui muito.
    É bom saber que tu também és uma mulher feliz agora :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  14. És um grande exemplo de como é possivel dar a volta por cima <3

    Beijinhoos****
    Cantinho da Suu

    ResponderEliminar
  15. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Não podia transcrever tais pensamentos para as palavras de melhor forma. Adorei cada vírgula que escreveste e acredita que percebo-te bem. Percebo o que é estar 'no fundo' por exigirmos demasiado de nós.
    Beijinhos!
    anaestheticalien.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Amei o post! Com uma excelente escrita e conteudo :) Beijinhos!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Petit, o teu comentário é muito importante!
Podes encontrar-me diariamente no snapchat e no instagram: danielavroch.